PGE-AM reduz tempo de espera para atendimento dos contribuintes da dívida ativa do Estado

Melhoria foi possível graças a investimento em tecnologia e infraestrutura

Com investimentos em tecnologias, ampliação dos canais eletrônicos e implantação de novos postos de atendimentos, a Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) registrou uma queda no tempo máximo de espera dos contribuintes que buscam negociar seus débitos inscritos na dívida ativa do Estado. De acordo com a Coordenadoria de Parcelamento da Dívida Ativa da PGE-AM, essa redução chega a ser de até 50%.

“Anteriormente, devido aos poucos canais existentes e, até mesmo, por causa da pandemia, o nosso atendimento ficava congestionado e chegava a quase 48 horas de espera para ser finalizado. Agora, com o atendimento múltiplo, o nosso rendimento aumentou consideravelmente, e o tempo de espera é de, no máximo, 24 horas, nos casos mais complicados, e menos de 1 (uma) hora nas situações mais simples”, destacou a coordenadora de Parcelamento da Dívida Ativa, procuradora Onilda Abreu.

Sistema ágil

No último mês de fevereiro, a PGE-AM implantou um sistema rápido de atendimento chamado TousWhatApp, que disponibiliza apenas um único número de comunicação via WhatsApp, cujas mensagens podem ser atendidas por diferentes atendentes ao mesmo tempo.

Segundo a Coordenadoria de Parcelamento da Dívida Ativa da PGE-AM, antes apenas um atendente recebia, em média, 200 mensagens por dia pelo WhatsApp, o que se tornava um desafio para responder as demandas em curto prazo. No entanto, com implantação do sistema TousWhatsApp, a distribuição passou a ser múltipla, ou seja, todas as mensagens são recebidas em um único número – o (92) 99403-4980 -, porém, são distribuídas para vários atendentes, o que proporciona um atendimento imediato e mais ágil.

Canais eletrônicos

Desde o início da pandemia da covid-19 no ano passado, a PGE-AM tem substituído o atendimento presencial pelo eletrônico como forma de evitar a propagação da doença no Estado.

Por conta desta situação, os contribuintes interessados em resolver pendências relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além de outros tributos inscritos na dívida ativa do Estado, devem entrar em contato por meio dos canais eletrônicos disponibilizados pela PGE-AM, principalmente, pelo número de WhatsApp (92) 99403-4980  e pelo e-mail parcelamento@pge.am.gov.br.

No caso do IPVA, além do WhatsApp, os contribuintes podem, também, agendar o atendimento presencial diretamente no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), no link https://digital.detran.am.gov.br/public/agendamento. A PGE-AM mantém um posto de atendimento na sede do Detran-AM para tratar, exclusivamente, de débitos relacionados ao IPVA, desde setembro de 2020.

Público aprova medidas

O técnico em Informática, Walcivan Montenegro da Silva, 38 anos, que mora no município do Careiro Castanho (a 125 quilômetros de Manaus), entrou em contato com a PGE-AM pelo WhatsApp, no último dia 3 de maio, às 10h49, para solicitar a segunda via do boleto para pagamento de um débito referente ao IPVA do carro de seu cliente. O documento solicitado foi enviado a ele às 11h05 pelo funcionário do setor da dívida ativa que o atendeu, tendo seu pedido finalizado em apenas 16 minutos.

“O atendimento foi rápido e eficiente. Recebi os boletos solicitados e entreguei para o meu cliente efetuar o pagamento. Os comprovantes foram enviados no final da tarde de ontem (03/05), para o e-mail, conforme a orientação do atendente. Hoje (04/05) pela manhã, já recebemos a carta de anuência, que deverá ser apresentada no cartório, em Manaus, para que o nome dele seja retirado do protesto”, avaliou.

Praticidade

Por sua vez, o advogado James da Paula Braz, 37 anos, que é representante de empresas e pessoas físicas, está sempre em contato com o setor da dívida ativa para buscar a origem dos débitos referentes ao ICMS, IPVA, entre outros tributos de seus clientes, mediante procuração. Para ele, o atendimento via WhatsApp ficou mais ágil. “É importante manter esse canal de atendimento, pois é bastante prático. Consigo adiantar informações a respeito dos débitos pendentes dos meus clientes e, dessa forma, apresentar as propostas estabelecidas pela PGE-AM para um possível acordo”, revelou.

Satisfação

A comerciante Antônia da Silva Dantas, 38 anos, que atua na área de cosméticos, entrou em contato com a PGE-AM para saber se tinha algum débito na dívida ativa referente ao ICMS de sua empresa. Ela disse ter ficado satisfeita com o atendimento. “Sei que são várias pessoas que procuram a PGE-AM para serem atendidas todos os dias. No entanto, quando chegou a minha vez, o atendente foi gentil comigo e tirou todas as minhas dúvidas. Fiquei satisfeita e grata pelo atendimento”, contou.



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