Saúde emocional foi tema de nova palestra para os residentes jurídicos e estagiários da PGE-AM

Com o tema “Acolhimento psicológico em situação de crise”, o neuropsicólogo e psicólogo clínico, José Humberto da Silva Filho, ministrou, nesta segunda-feira (20/09), palestra sobre a importância de cuidar da saúde emocional voltada para estagiários e residentes jurídicos da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM).

“Essa palestra foi importante porque acredito que deu para refletir um pouco sobre as questões da saúde emocional, como os sintomas de ansiedade, depressão, que, como qualquer outra doença, começa aos pouquinhos, depois vai crescendo e evoluindo, o que pode tornar o nosso comportamento incapacitante com o passar do tempo, o que requer cuidado e atenção”, disse o professor doutor em psicologia.

De acordo com o profissional, as doenças emocionais incapacitam as habilidades da pessoa, restringem as competências, alteram o padrão de comportamento saudável, e isso exige a busca pelo equilíbrio. “Estar bem com a gente mesmo, procurar estabilidade e equilíbrio emocional, isso é fundamental para que a pessoa possa seguir a vida com segurança, tranquilidade e, principalmente, estando bem consigo e com os outros, porque, às vezes, a gente não percebe que não está bem, mas todo mundo a nossa volta sofre as consequências do nosso não bem-estar”, explicou.

Recomendação

O procurador-geral da PGE-AM, Giordano Bruno Costa da Cruz, esteve presente no evento e compartilhou alguns momentos de dificuldades que precisaram ser enfrentados ao longo de sua vida e recomendou aos participantes sobre a necessidade de reconhecimento à humanidade e a importância do pedido de ajuda.

“Tenham a humildade em reconhecer a humanidade de vocês, tenham a sabedoria de pedir ajuda, sem vergonha alguma. Não tenham vergonha de buscar acompanhamento psicológico, de buscar atendimentos com profissionais que possam ajudá-los. Viver com o apoio desses profissionais é um caminhar mais leve, menos doloroso, mais seguro”, ressaltou.

Inovação

Para a coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos da PGE-AM, procuradora Clara Lindoso e Lima, a PGE inova ao abrir a oportunidade de reflexão com uma palestra esclarecedora. Segundo ela, as demandas do mundo moderno requerem uma intensa demonstração de resultados por parte de todos.

“Isso nem sempre se mostra compatível com nossas possibilidades emocionais. Cuidar dos pensamentos e das emoções que surgem a partir deles é o primeiro passo para garantia da nossa saúde mental, além da consciência do importante papel dos pensamentos e das emoções nas nossas vidas”, disse a procuradora.

Agradecimento

A diretora da Esap, procuradora Heloysa Simonetti Teixeira, agradeceu a presença do profissional e de todos os participantes que estiveram presentes no evento. “Agradeço o doutor José Humberto pelo compartilhamento das informações, por nos orientar em relação aos cuidados com a nossa saúde mental que devem estar inseridos em nossas vidas, e todos os participantes que dedicaram um pouco do seu tempo para participar desse momento”, declarou.

O evento fez parte das atividades teóricas do Programa de Residência Jurídica da PGE-AM, realizado por meio da ação conjunta do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Escola Superior de Advocacia Pública (Esap).