Procurador da PGE-AM, Ricardo Antonio Rezende de Jesus, recebe Título de Cidadão do Amazonas da Aleam

A indicação foi de autoria da deputada Joana Darc

Natural do Maranhão, o procurador do Estado, Ricardo Antonio Rezende de Jesus, que é procurador-chefe da Procuradoria do Estado no Distrito Federal, recebeu, nesta sexta-feira (03/12), o Título de Cidadão do Amazonas pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A honraria foi concedida por indicação da deputada Joana Darc (PL).

“Eu me sinto honrado em receber esse título da Aleam e, ao mesmo tempo, tenho o trabalho reconhecido, pois são 20 anos de serviços prestado ao Estado do Amazonas, em especial, em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM)”, declarou o procurador.

Em seu discurso, Ricardo Rezende fez questão de homenagear colegas que o ajudaram na advocacia pública, destacando, em particular, a procuradora do Estado, Sandra Maria do Couto e Silva, falecida em setembro deste ano. “Esse título só tem sentido, graças a uma pessoa que não está mais aqui entre nós, Dra Sandra Maria. Ela me ensinou tudo sobre advocacia pública, e mais do que isso, ela me ensinou a amar esse Estado, a ser amazonense e, por este motivo, esse título é dela, é meu, é nosso. Ela merece ser lembrada por todos”, pontuou.

Homenagem
De acordo com a deputada Joana Darc, o Titulo de Cidadão do Amazonas foi concedido a Ricardo Rezende em reconhecimento ao papel de destaque que o procurador desempenha em prol do Estado do Amazonas, em especial, a defesa da ZFM. “Esse título foi construído a várias mãos, para que pudéssemos tornar o Dr. Ricardo, de fato e de direito, amazonense. Isso porque ele é uma pessoa que tem dado grandes contribuições ao povo amazonense”, disse.

Presença
A homenagem ao procurador Ricardo Rezende foi prestigiada por vários membros da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), incluindo o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, o ex-procurador-geral do Estado, Jorge Pinho, o presidente da Associação de Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam), procurador Aldenor Rabelo, e vários procuradores e procuradoras da PGE-AM.

Nascido em São Luiz do Maranhão, em 24 de junho de 1975, Ricardo Antonio Rezende de Jesus graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1999. Tem especialização (pós graduação latu sensu) em Direito e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UNB) e é mestre em Direito Público também pela UNB.

Em 2001 foi aprovado em terceiro lugar no concurso para Procurador do Estado do Amazonas. No mesmo ano, foi designado para representar o Estado na Procuradoria do Estado no Distrito Federal.

Desde então, há 19 anos portanto, atua junto aos Tribunais Superiores sediados em Brasilia, bem como junto ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região e ao Tribunal de Contas da União, na defesa do erário e, em especial, na defesa da manutenção da Zona Franca de Manaus.