Mais nove residentes jurídicos assumem vagas na PGE-AM

Novos integrantes foram aprovados na última seleção, realizada no dia 15 de novembro de 2021

 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), por meio da Escola Superior de Advocacia Pública (Esap), deu as boas-vindas a mais nove residentes jurídicos, que assumiram suas vagas nesta segunda-feira (14/02). Eles foram aprovados no último processo seletivo para o Programa de Residência Jurídica, realizada no dia 15 de novembro de 2021.

Os novos integrantes vão atuar nas seguintes procuradorias especializadas da PGE-AM: Procuradoria do Contencioso Tributário (Procont), Procuradoria do Judicial Comum (PJC), Procuradoria do Pessoal Militar (PPM) e Procuradoria do Pessoal Civil (PPC). “Consideramos ótimo o resultado da seleção, pois, além de transcorrer com total lisura, o certame atendeu às expectativas da PGE-AM”, destacou a diretora da Esap, procuradora Heloysa Simonetti Teixeira.

Expectativa

A nova residente jurídica, Yasmin Mascarenhas Maués, 28 anos, que vai atuar na PJC, afirmou que ingressar na PGE-AM sempre foi o seu “sonho”. Ela destacou que pretende aproveitar a experiência para “viver a advocacia pública”. “Agora, finalmente, vou poder exercer a prática, ser preparada para que, no futuro, eu possa ser uma procuradora. Não é um programa fácil de entrar, tive algumas reprovações, mas, com estudo e experiência, consegui passar”, disse.

Oportunidade

Por sua vez, Arilson Conceição Feitosa, 24 anos, que ingressou na PPM, destacou a importância do programa ao enfatizar que a PGE-AM é um dos poucos órgãos do Amazonas que proporciona a oportunidade aos bacharéis em Direito de atuar na advocacia pública.

Ele salientou que, além das atividades práticas, quer desenvolver, também, a parte teórica, por meio das aulas com estudiosos e profissionais do Direito. “Desde quando entrei na faculdade que sempre ouvi informações positivas sobre a residência jurídica da PGE-AM”, ressaltou.

Retorno

Natália Ramos Pinheiro da Silva, 23 anos, já atuou como estagiária de Direito na PGE-AM e, agora, retornou como residente jurídica. Ela vai atuar na Procont.

Natália afirmou que deseja aprender e contribuir ao máximo. “Na PGE-AM, tanto os procuradores quanto os servidores dão atenção para o estagiário e o residente”, declarou.

Convocação

No total foram convocados, até o momento, 22 residentes jurídicos para assumirem suas vagas na PGE-AM, incluindo os aprovados que pediram fim de fila.

No último dia 1º de fevereiro, quatro residentes assumiram suas vagas no órgão. No dia 07 de fevereiro, mais dois residentes receberam as boas-vindas e deram início às atividades.

“Para os que aguardam no cadastro de reserva, há expectativa de chamada, pois há rotatividade de residentes. Além dos que concluem o Programa, alguns pedem o desligamento por terem sido aprovados em concurso público. As entrevistas realizadas até agora demonstram a qualificação dos aprovados. Parabenizo todos os aprovados”, concluiu a diretora da Esap, Heloysa Simonetti Teixeira.