PGE-AM celebra o Dia Internacional da Mulher com palestra e oferta de serviços

Evento contou com a participação de procuradoras, servidoras, residentes jurídicas e estagiárias do órgão

 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) celebrou, nesta terça-feira (08/03), o Dia Internacional da Mulher, com uma programação especial dedicada às procuradoras, servidoras, residentes jurídicas e estagiárias do órgão. O destaque ficou por conta da palestra ministrada pela consultora de imagem e personal stylist, Lilia Magnólia Fernandes, que falou sobre o tema “Como mulheres escreveram as suas histórias através do vestir”.

O evento contou com o apoio da Associação de Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam) e, também, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que disponibilizou vários serviços, como corte de cabelo, manicure, design de sobrancelhas e tranças, além de massagem relaxante.

Liderança

Em seu discurso de abertura, o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, destacou o papel de liderança alcançado pelas mulheres em diversos segmentos da sociedade. “Inclusive, a PGE-AM já foi liderada por mulheres e várias delas exercem cargo de chefia ou são representantes de classe, exercendo lideranças com afinco e dedicação, organização, respeito, racionalidade e sabedoria”, disse.

Valorização

A coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), procuradora Clara Lindoso e Lima, afirmou que o Dia Internacional da Mulher é uma data na qual as pessoas devem refletir sobre a importância de reduzir as “assimetrias de gêneros”, tão presentes no cotidiano das mulheres. “Realizamos uma palestra sobre vestimenta, pois até a forma de vestir da mulher é, também, um ato político, um tipo de resistência” ressaltou.

Abordagem

Para a procuradora do Estado, Patrícia Petruccelli Marinho, que atua na Procuradoria Administrativa (PA) da PGE-AM, a abordagem do tema da palestra foi interessante, porque ressaltou forma que a vestimenta pode impactar na nossa vida. “Não precisamos nos masculinizar para sermos respeitadas, pois temos que ter orgulho do que somos. A PGE-AM está de parabéns pela iniciativa, pela palestra e pelos serviços”, agradeceu a procuradora.

Conhecimento

A auxiliar procuratorial da Procuradoria da Dívida Ativa e Cobrança Extrajudicial, Fátima Picanço Barbosa, 56 anos, que também é presidente da Associação dos Servidores da PGE-AM, disse que o evento foi esclarecedor. “Essa palestra trouxe conhecimento, pois aprendi sobre a importância do vestir e da comunicação por meio da vestimenta”, avaliou.

Escolha

A residente jurídica Anna Thabata da Camara Pinto, de 24 anos, que atua na Procuradora do Pessoal Temporário (PPT), disse que a comemoração do Dia Internacional da Mulher é imprescindível para reforçar a importância da mulher na sociedade. “Não é um papel que é determinado pelas pessoas, mas sim o papel que ela escolhe o que quer exercer, sem ser reprimida. A tendência é que essa realidade possa sempre progredir”, destacou.

Feminilidade

A estagiária da Prodace, Carline Cristina Botelho, de 23 anos, disse que o Dia Internacional da Mulher é uma data que a ajuda a se sentir mais “empoderada”. “É um dia para me sentir poderosa num momento em que a mulher ganha mais destaque na sociedade e no ambiente de trabalho, de forma natural, sem comparações com o masculino, de forma espontânea”, frisou.

 

Confraternização

As comemorações pelo Dia Internacional da Mulher se encerrou com uma confraternização entre as mulheres que atuam na PGE-AM.