PGE-AM comemora o Dia Internacional da Mulher
Evento contou com palestras e homenagens às servidoras do órgão
O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08/03) em todo o mundo, também foi observado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), que promoveu palestras e homenagens às servidoras do órgão. O Procurador-Geral do Estado, Alberto Bezerra de Melo, abriu o evento felicitando as mulheres pela data especial. “Sempre, o primeiro amor de um homem será uma mulher, pois elas dão as vidas por nós”, afirmou.
Saúde
A fisioterapeuta Juliana Albuquerque Baltar, mestranda em Ginecologia, ministrou uma palestra sobre a importância da região íntima da mulher. Segundo ela, por ser uma área “quase proibida”, a mulher acaba por desconhecer seu próprio corpo, desconhecimento esse que pode levar, até mesmo, a disfunções pélvicas. “A região íntima da mulher ainda é um tabu na nossa sociedade. As mulheres, diferentemente dos homens, não são criadas em contato com sua sexualidade”, explicou a especialista.
Para Juliana, naturalizar o que já deveria ser tão natural pode levar as mulheres a ter sua saúde vivida de forma mais completa.
De acordo com a procuradora Clara Lindoso, coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da PGE-AM, o conteúdo da palestra foi abrangente, pois destacou a importância do cuidado que as mulheres devem ter com o corpo. “Hoje, temos condições de viver mais se cuidarmos do nosso corpo e tirarmos um momento para dedicar à nossa saúde”, salientou.
Elogios
A palestra promovida pela PGE-AM agradou as participantes do evento. A servidora Márcia Souza, 56, considerou as informações apresentadas como bastante elucidativas. “Esse assunto sobre a região íntima da mulher quase não é divulgado para a população. A palestra chamou a atenção para os cuidados que devemos ter com o corpo”, disse.
A gerente de Finanças, Maria de Belém Cardoso de Andrade, 62, elogiou a iniciativa da PGE-AM em promover uma palestra que aborda a saúde da mulher. Para ela, a região intima da mulher é ainda um assunto restrito ainda e, portanto, as informações repassadas pela especialista ajudaram a servidora a compreender melhor o assunto. “A palestra foi interessante. A ginecologista nos proporcionou esse sentimento ao abordar a saúde da região íntima, um tema que se adequa bem a data de hoje, ou seja, ao Dia Internacional da Mulher. Aprender a se conhecer é bom”, ressaltou.
FOTOS: COCECOM PGE-AM