PGE-AM é referência nacional, afirma Alberto Bezerra de Melo, durante posse de novos procuradores do Estado

A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) virou referência nacional ao atrair um número crescente de candidatos de outras unidades da Federação que desejam fazer parte da equipe de advogados públicos que defendem os interesses do Amazonas. Das seis últimas nomeações para a PGE-AM, quatro eram de outros Estados.

Para o procurador-geral do Estado, Alberto Bezerra de Melo, a grande procura pela PGE-AM é fruto do trabalho sério e de credibilidade que a Procuradoria realiza em defesa do Amazonas. “Os concursos da PGE-AM representam a seriedade na seleção de seus profissionais. A PGE-AM não é mais só uma referência estadual, mas nacional. Vários candidatos de outros Estados concorreram no último concurso”, destacou.

A declaração de Alberto Bezerra de Melo foi dada, nesta terça-feira (28/05), durante a solenidade de posse de Bárbara Fernandez de Bastos, 26, Camilla Pereira, 29, e Renan Taketomi de Magalhães, 28, como novos procuradores do Estado. Todos os três foram aprovados no último concurso público da PGE-AM, que foi realizado em 2017.

Com os novos reforços, a equipe da PGE-AM passa agora a ter 95 procuradores na ativa. O número é considerado insuficiente ainda. “Os novos procuradores chegam em boa hora. Eles vêm somar, pois a PGE-AM ainda tem uma carência de procuradores”, disse o procurador-geral, ao lembrar que a PGE-AM atende a todo o Estado do Amazonas.

A posse dos novos procuradores da PGE-AM contou com a presença da secretária de Estado da Administração (Sead), Inês Carolina Simonetti, e do deputado estadual Péricles Nascimento, representando a Assembleia Legislativo do Estado (Aleam), entre outras autoridades.

Nomeações

Desde o início do ano, seis novos procuradores já foram nomeados para compor a equipe de advogados do Estado.

O processo de nomeações para a PGE-AM começou em março deste ano, com a posse do amazonense Mateus Severiano da Costa, 26, e de Henri Dhouglas Ramalho, 28, oriundo do Estado de São Paulo. No último dia 10 de maio, foi a vez de Arthur Gomes, 38, que é de Pernambuco, ser empossado.

Entre os empossados nesta terça-feira, Bárbara Fernandez de Bastos e Camilla Pereira são de outros Estados – a primeira é do Pará, enquanto que a segunda veio da Bahia. Já Renan Taketomi é nascido no Amazonas. “Todos ingressaram na PGE-AM por seus próprios méritos. Eles possuem a sorte de atuar na PGE-AM, que, por sua vez, tem a honra de tê-los também”, ressaltou o procurador-geral do Estado.

Conselho

A posse de Bárbara Fernandez de Bastos, Camilla Pereira e Renan Taketomi de Magalhães ocorreu perante o Conselho de Procuradores, que é a instância máxima de deliberação coletiva da PGE-AM. O termo de posse foi lido pela secretária do Conselho, procuradora Isabela Peres Russo. Após essa leitura, eles assinaram um livro e, em seguida, receberam de forma simbólica suas respectivas carteiras de procuradores do Estado.

Já o discurso de boas-vindas aos novos empossados foi feito pelo presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam), procurador Júlio César Assad.

Responsabilidade

Camilla Pereira afirmou que se sente honrada em atuar na PGE-AM. “Quero dar prosseguimento ao trabalho competente que já é desenvolvido pelos colegas da Procuradoria”, frisou. Camila Pereira vai trabalhar na Procuradoria Judicial Comum (PJC).

Para Renan Taketomi, seu ingresso na PGE-AM representou a realização de um sonho. Ele vai atuar na Procuradoria do Pessoal Civil (PPC). “Esperamos contribuir da melhor maneira possível com esse corpo de procuradores do Estado para ajudar o Amazonas a continuar se desenvolvendo. É uma missão de responsabilidade, mas estou pronto para vestir a ‘camisa’ da Procuradoria”, disse.

Por sua vez, Bárbara Fernandez de Bastos salientou o papel do procurador em defender os interesses do Estado. “Ingresso nesta carreira para implementar tudo o que estudei e exercer a advocacia pública, defender o erário, pois é o Estado que, efetivamente, vai garantir os direitos fundamentais do cidadão”, revelou. Bárbara Bastos ficará na Procuradoria Administrativa (PA).

Biografias

Nascida em Belém (PA), Bárbara Fernandez de Bastos, 26, é graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-graduada em Direito Constitucional pela LFG, também do Pará. Ainda em território paraense, ela fez estágio no Ministério Público Federal (MPF). Exerceu, também, o cargo de analista judiciário na 5ª Vara do Juizado Especial Cível, no Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Natural do município de Jaguaquara, na Bahia, Camilla Pereira de Marcos, 29, é graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. Ela atuou como advogada na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA). Também, exerceu os cargos de tabeliã e oficial de Registros no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

O amazonense Renan Taketomi de Magalhães, 28, é bacharel em Direito formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Possui especialização em Direito Civil e Empresarial. Ele fez estágio na área de Direito em órgãos como a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Ministério Público do Estado (MPE-AM) e Ministério Público Federal (MPF-AM). Também, atuou como advogado nas áreas tributária e cível. Exerceu, ainda, cargo de técnico de controle externo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Atualmente, trabalhava como o procurador do Município de Manaus.

FOTOS: COCECOM PGE-AM