Procurador da PGE-AM, Ticiano Alves, recebe título de Cidadão do Amazonas da Aleam

A honraria foi concedida ao procurador Ticiano Alves, nesta segunda-feira (11/04), no Plenário Ruy Araújo

O procurador da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), Ticiano Alves e Silva, recebeu, nesta segunda-feira (11/04), o título de Cidadão do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). De autoria do deputado estadual, Cabo Maciel (PL), a homenagem foi realizada no Plenário Ruy Araújo.

O evento contou com a presença do procurador-geral do Estado da PGE-AM, Giordano Bruno Costa da Cruz, que, na ocasião, representou o governador Wilson Lima; do presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam), Aldenor de Souza Rabelo; do defensor público da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa; do diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Eastjam), desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes; do promotor de justiça da 42ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Vitor Fonseca; do diretor da Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor doutor Alcian Pereira de Souza; e do secretário municipal chefe da Casa Civil, Rafael Lins Bertazzo, que, na ocasião, representou o prefeito de Manaus David Almeida, Além deles, procuradores da PGE-AM, amigos e familiares do homenageado prestigiaram a solenidade.

Emoção

Em um discurso emocionado, Ticiano Alves agradeceu a honraria concedida pela Aleam.

Nascido em Salvador, na Bahia, ele destacou que, desde 2011, adotou o Amazonas como sua nova casa, quando passou a residir em Manaus. “Eu me transformei de forma sutil neste lugar. O Amazonas é fantástico. Comecei a chamar o Rio Negro de ‘meu mar de duas margens’. Também me impressiona a cor do céu do Amazonas. Nunca vi um pôr do sol mais bonito do que o daqui. A culinária amazonense me impressionou também”, declarou.

Gratidão

Além do amor pelo o Amazonas, o homenageado, ainda, destacou o papel da PGE-AM em sua vida, expressando gratidão pelo órgão, onde atua na Procuradoria do Contencioso Tributário (Procont). “Quero agradecer a PGE-AM, pois se recebo esse título hoje, é pelo motivo de ser procurador do Estado, pelo que fiz, mas, também, é em reconhecimento pelo que a PGE-AM faz, pois tudo o que se faz lá é em equipe”, explicou.

Reconhecimento

O título de cidadão amazonense é concedido pela Aleam às pessoas que, de forma direta e pessoal, tenham prestado relevantes serviços ao Estado e ao povo do Amazonas. A comenda representa um perene voto em favor do pleno exercício da cidadania.

“Fico feliz de poder contribuir com esse feito tão importante na vida do dr. Ticiano Alves e, automaticamente, homenagear todos os procuradores e servidores da PGE-AM”, afirmou o deputado Cabo Maciel, ao explicar as razões de propor a homenagem ao procurador Ticiano Alves.

Perfil

Ticiano Alves e Silva é formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e é mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), da Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo (ANNEP) e da Comissão de Estudos de Direito Processual Civil da OAB/AM. É Procurador do Estado do Amazonas (2a Classe), lotado na Procuradoria do Contencioso Tributário. Ele é autor de diversos trabalhos publicados em obras coletivas e de artigos divulgados em revistas especializadas, tais como a Revista de Processo, a Revista de Direito Administrativo Contemporâneo e a Revista Jurídica Luso-Brasileira, de Portugal.