PGE-AM inaugura espaço dedicado à memória de seu acervo histórico.

 

Na manha dessa sexta-feira (21), a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas, inaugurou um espaço dentro de seu auditório dedicado ao acervo de memórias, através de documentos, fotografias, fatos históricos ou peculiares vivenciados ao longo de 46 anos, que recebeu o nome de “Memorial PGE”.

O Projeto Memorial PGE, foi uma iniciativa do Centro de Estudos Jurídicos, Coordenado pela Dra. Clara Maria Lindoso e Lima, foram resgatados documentos, fotografias, registros e livros que contam um pouco da história da Instituição, e que ficarão registrados para sempre no Espaço Memorial PGE, “com o objetivo de registrar os momentos históricos por que passamos e os valores que sempre nos guiaram, mas também um pequeno passo no registro da nossa gratidão aos inúmeros Procuradores, Servidores, Estagiários e Residentes que fizeram a PGE ter orgulho de sua memória.”

Entre os documentos e registros históricos do Espaço Memórias PGE, o público poderá apreciar, entre outros: Lei de Criação da PGE, o primeiro Concurso para Procurador do Estado, A primeira Lei Orgânica da PGE, o Primeiro Termo de Posse, a Ata de Instalação do Conselho de Procuradores do Estado,

A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo Procurador-Geral Paulo José Gomes de Carvalho, que retratou alguns momentos históricos da PGE, lembrando da atuação dos primeiros Procuradores, não apenas na defesa dos interesses do Estado do Amazonas, mas na própria construção do órgão responsável hoje pela advocacia pública. O memorial relata trechos de uma história de lutas, iniciadas muito antes da efetiva implantação da PGE no nosso Estado, época de dificuldades, mas também de muita determinação.

Enfatizando o quanto é importante lembrar às gerações atuais o caminho percorrido pela instituição, suas dificuldades e êxitos para obter o reconhecimento ao trabalho desenvolvido no decorrer dos anos. “Acredito que não podemos seguir para o futuro sem respeitar e preservar o nosso passado. Nós temos o dever de conservar”, ressaltou. E terminou o seu discurso desejando a todos boas festas.

O Evento contou com a presença de Da Subprocuradora do Estado Dra. Heloysa Simonetti Teixeira, Dr. Vitor Hugo Mota de Menezes, Dra. Sálvia Haddad (representando o Presidente da APEAM), Dr. Alberto Bezerra de Melo e os Procuradores aposentados, Procuradores na Ativa, Servidores, Residentes Jurídicos, Estagiários e convidados.

A Subprocuradora Dra. Heloísa Simonetti Teixeira, destacou a importância de trazer a história para o ambiente de trabalho, não só para suavizar a rotina do ofício, mas para despertar o sentimento de pertencimento em cada integrante da instituição. “Além da questão estética, a arte resgata a nossa história e identidade cultural”, afirmou.